Páginas

domingo, 13 de junho de 2010

Roberto Carlos 50 Anos - Maracanã 11/07/2009 - Amigo

A amizade é o que há de mais necessário para a vida humana. Voillaume afirmava que: " Não posso aceitar que um homem sem amigos seja perfeito. Sei que, de qualquer modo, será um homem profundamente infeliz. Sem um amigo, o homem está ilhado dentro dele mesmo."

O amigo quase sempre não é nosso parente, não tem nosso sangue, não tem nosso nome. Dele nada esperamos a não ser a conversa gostosa de uma camaradagem, o prazer de compartilhar emoções, rir, relembrar fatos, ter saudades juntos. Com o amigo aprendemos a renunciar todo sentimento de posse, em troca só oferecemos.

Nos momentos delicados e difíceis de nossas vidas é com ele que vamos nos confidenciar. É por isso que a sabedoria popular diz: " quem tem um amigo tem um tesouro."

Todos que leram a obra " Há Dois Mil Anos", ditada pelo espírito Emmanuel a Chico Xavier, conhecem a história bonita e trágica da amizade de Lívia, esposa do senador Públius Lêntulus, com sua empregada Ana. Lívia frequentava feliz as reuniões as escondidas realizadas pelos cristãos nas catacumbas romanas e, querendo que sua amiga também participasse daquelas reuniões inolvidáveis, convida, numa noite, Ana para segui-la.

Entretanto, nesta noite, a soldadesca romana chega de improviso prendendo os que ali estavam.Todos seriam devorados pelos leões no Circo Romano. Lívia, preocupada com a sorte de sua amiga, propõem a troca de sua roupa nova e bonita pela de Ana. Orienta-a a dizer aos soldados que era esposa do senador Públius Lêntulus. E, assim vestida como uma nobre, seria mais fácil enganá-los. Conhecia a hipocrisia daquela gente que, por certo, teriam medo de matar a esposa de uma grande autoridade romana. Assim aconteceu. Enquanto Lívia era devorada pelos leões, Ana conseguia escapar vestida com as roupas de sua amiga.

Maior doação de amor e amizade que essa de Lívia por sua amiga é difícil. Somente um espírito de escol como o de Lívia seria capaz de tanto. A verdadeira amizade é realmente um grande hino de amor em nosso caminho. O amigo assim é uma benção divina, porque ele nos fortalece nas horas difíceis, estimula-nos e nos incentiva ao crescimento e ao progresso.

P.S. Ofereço esta página ao meu bom amigo Thales Patricio de Assis, como prova de amizade, respeito e consideração. Foi muito bom Thales, te rever, e relembrar tempos saudosos que não voltam mais.

sábado, 12 de junho de 2010

Chantagem Fraterna



Viajávamos de Belo Horizonte para Teófilo Otoni. Carro lotado: nossos filhos, mamãe, nossa empregada, minha esposa Aninha e eu. Uma verdadeira "mobília" de malas, sacolas, presentes e inúmeras outras "bugigangas".

A mais de trezentos quilômetros de Belo Horizonte, já bem próximo de Governador Valadares, acontece o imprevisto. O carro começa a pegar fogo. Instalá-se o pânico. Todos querem sair ao mesmo tempo, e incrível, ninguém conseguia sair.

Hoje entendo melhor o porquê de tantas tragédias, que poderiam ser evitadas não fosse o pânico. Todos com medo gritam e rogam a proteção de seus amigos espirituais. Minha filha Scheillinha, bem pequenininha, é a que mais grita apavorada: " Oh! Irmã Scheilla! Salva-me pois tenho seu nome." Repete várias vezes a súplica.

Aninha, muito esperta, consegue sair do carro e, com um litro de água nas mãos, apaga o fogo em questão de segundos. Todos perceberam que fomos muito ajudados, pois grande poderia ser a tragédia.

O carro avariado não andava mais. Tínhamos que pedir ajuda, uma vez que escurecia e as crianças, na época, eram bem pequenas. Atravessei a estrada e fiz uma oração fervorosa a nossa querida mentora Irmã Scheilla, pois sem querer, ainda soava em meus ouvidos a súplica de Scheillinha.

Imediatamente após a rogativa, o primeiro carro aparece, um opala vermelho que, ao me ver pedindo socorro pára no acostamento. O motorista muito solícito, dispõe a nos ajudar no que fosse possível. Neste instante, porém, acontece o grande detalhe. O motorista diz que minha fisionomia não lhe era estranha. Eu também confesso que já o teria visto em algum lugar. Feitas algumas sondagens para saber de onde nos conhecíamos, ele se recorda que era do Grupo De Fraternidade Irmã Scheilla , uma das mais tradicionais casas espíritas de Belo Horizonte.

Muito emocionado, conto sobre o incêndio, a súplica de Scheillinha e de nossa sentida oração rogando ao espírito iluminado de Scheilla que nos ajudasse. E a ajuda estava alí, concreta, palpável, quase um sonho.

O Bom Samaritano da estrada socorre-nos levando-nos ao mecânico, ao restaurante, enfim, providenciando tudo para que pudéssemos prosseguir nossa viagem. Incrível, depois que ele se foi, lembrei-me de que havia esquecido até de perguntar o seu nome.

Creio que enquanto vivermos, jamais nos esqueceremos dessa fraterna chantagem da Scheillinha e da grande ajuda que tivemos.

Muitos perguntarão: terá a oração tamanho poder. Lauro Trevisan no seu livro: " O Poder Infinito Da Oração" diz:

" Toda oração acreditada é atendida. A única premissa necessária para que a sua oração seja atendida é a fé. Isto foi ensinado pelo própio Jesus. Não importa se você é santo ou pecador, sábio ou ignorante, católico ou espírita, se a sua oraão foi feita com fé, você será atendido. Toda oração acreditada é infalível..."

Jesus insistiu nessa verdade diversas vezes. " Seja o que for que desejares, quando orardes, crede que tendes alcançado e alcansareís." Essa realmente é a chave do segredo...

Extraido do Livro Acalanto de autoria de Sergito S. Cavalcanti. Editora Itapuã.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Fundado O Clube Do Livro Espírita Fraternidade Eterna


Foi fundado no dia 7 de Junho de 2010, em reunião da Diretoria Administrativa do Grupo Kardecista Fraternidade Eterna da cidade de Inhaúma, o Clube do Livro Espírita Fraternidade Eterna.
Os principais objetivos de um clube do livro são: divulgação do livro espírita, educação dos leitores no sentido de lerem obras selecionadas anteriormente com critério evangélico-doutrinário, leitura de livros recém lançados no mercado, preço mais acessível. suporte financeiro ao Grupo Espírita.
Nosso primeiro livro sairá no início do mes de Agôsto ao preço de $12,00, sendo que seu preço real é de aproximadamente $24,00. As fichas de inscrição já estão sendo confeccionadas e deverão ser preenchidas para quem quiser se associar. Todos os meses serão sorteados livros entre os associados. Não haverá taxa de inscrição. O pagamento do primeiro livro será feito na entrega da inscrição. Todas as pessoas poderão se associar independente de grupos ou religião a que pertençam.
As entregas dos livros serão feitas prioritariamente nas Casas Espíritas dos associados ou pelo Correio, sendo que neste caso a taxa será paga pelo associado.
O telefone de contacto será o 031-99471566.
" A maior caridade que podemos fazer em benefício da Doutrina Espírita é a sua divulgação". Emmanuel.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Que Brilhe Vossa Luz


" Oh amigos da Terra, quantos de vós poderíeis evitar o caminho da amargura, com o preparo dos campos interiores do coração. Acendei vossas luzes antes de atravessar a grande sombra.Buscaí a verdade antes que a verdade vos surpreenda. Suai agora, para não chorardes depois." André Luiz=Livro Nosso Lar.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Escola Aprendizes do Evangelho

Há mais de 18 anos funciona no Grupo Espírita de Fraternidade Albino Teixeira, a Escola Aprendizes do Evangelho. Tendo como monitor nosso irmão Sergito de Souza Cavalcanti, a Escola começou com uma pequena turma de pessoas interessadas em estudar o Evangelho de Jesus. Depois o estudo cresceu, e, já são duas turmas: uma começando as 15:00 e outra as 19:30 hs.
A turma da tarde, tem como coordenador nosso irmão José Maria Barezzani, e a da noite, é coordenada por nosso irmão José Raimundo. O tempo de estudo é de uma hora e meia. Estudá-se atualmente o livro Emaús a tarde, e o livro Rabboni a noite, ambos de autoria do nosso irmão Sergito. Ao final do mês, na última sexta-feira, são estudadas as obras de André Luiz sempre que possível, no sistema data-show. No intervalo entre um e outro estudo é feito estudo sobre temas relacionados a família, coordenados pela nossa irmã Dinaura diretora do Departamento Da Família do nosso querido Gefrater.
Atualmente estudam conosco: José Maria, Laíde, Rose, Lourdes, Natinha, Maria José, Sergito, André e Scheilla Cayõ,Milvia, Sandra e Consolação na turma da tarde. Na turma da noite: José Raimundo, Adelaide, Eugenia, Sergito, Marco Antonio, Cleberson, André Cayõ, Avanir, Francisco Wanderlei, Dinaura e Beatriz.
O estudo tem rendido muitos frutos em nossas vidas, e já se multiplica em outras casas espíritas.
Se pensarmos bem, todo espírita consciênte, deve estar enganjado num processo de aprendizado, pois o cerne de nossa doutrina deve ser a Educação do Espírito. É o "amaí-vos e instruívos" do Espírto de Verdade, frase que quase virou símbolo de nossa Doutrina. É bom que se diga que além desses estudos das sextas-feiras, existem na Casa de Albino Teixeira inúmeros outros estudos, que são desenvolvidos em quase todos os dias da semana, em diferentes horários abordando temas diversos. Nosso querido Gefrater, vai assim se tornando na grande escola de educação das almas , proposta pelo nosso mentor.
No dizer do espírito iluminado de Albino Teixeira: " O espírita que não estuda, se assemelha, ao homem sedento, que ao encontrar uma fonte de água pura e cristalina, nela lava apenas as suas mãos".