Páginas

domingo, 13 de junho de 2010

Roberto Carlos 50 Anos - Maracanã 11/07/2009 - Amigo

A amizade é o que há de mais necessário para a vida humana. Voillaume afirmava que: " Não posso aceitar que um homem sem amigos seja perfeito. Sei que, de qualquer modo, será um homem profundamente infeliz. Sem um amigo, o homem está ilhado dentro dele mesmo."

O amigo quase sempre não é nosso parente, não tem nosso sangue, não tem nosso nome. Dele nada esperamos a não ser a conversa gostosa de uma camaradagem, o prazer de compartilhar emoções, rir, relembrar fatos, ter saudades juntos. Com o amigo aprendemos a renunciar todo sentimento de posse, em troca só oferecemos.

Nos momentos delicados e difíceis de nossas vidas é com ele que vamos nos confidenciar. É por isso que a sabedoria popular diz: " quem tem um amigo tem um tesouro."

Todos que leram a obra " Há Dois Mil Anos", ditada pelo espírito Emmanuel a Chico Xavier, conhecem a história bonita e trágica da amizade de Lívia, esposa do senador Públius Lêntulus, com sua empregada Ana. Lívia frequentava feliz as reuniões as escondidas realizadas pelos cristãos nas catacumbas romanas e, querendo que sua amiga também participasse daquelas reuniões inolvidáveis, convida, numa noite, Ana para segui-la.

Entretanto, nesta noite, a soldadesca romana chega de improviso prendendo os que ali estavam.Todos seriam devorados pelos leões no Circo Romano. Lívia, preocupada com a sorte de sua amiga, propõem a troca de sua roupa nova e bonita pela de Ana. Orienta-a a dizer aos soldados que era esposa do senador Públius Lêntulus. E, assim vestida como uma nobre, seria mais fácil enganá-los. Conhecia a hipocrisia daquela gente que, por certo, teriam medo de matar a esposa de uma grande autoridade romana. Assim aconteceu. Enquanto Lívia era devorada pelos leões, Ana conseguia escapar vestida com as roupas de sua amiga.

Maior doação de amor e amizade que essa de Lívia por sua amiga é difícil. Somente um espírito de escol como o de Lívia seria capaz de tanto. A verdadeira amizade é realmente um grande hino de amor em nosso caminho. O amigo assim é uma benção divina, porque ele nos fortalece nas horas difíceis, estimula-nos e nos incentiva ao crescimento e ao progresso.

P.S. Ofereço esta página ao meu bom amigo Thales Patricio de Assis, como prova de amizade, respeito e consideração. Foi muito bom Thales, te rever, e relembrar tempos saudosos que não voltam mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário